Vetc-vetecetera

O fórum da comissão de curso de Med. Vet. 06-11

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

"Book club"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fernando Varandas

Masculino
Número de Mensagens : 246

MensagemAssunto: "Book club"   Sab Nov 17, 2007 10:59 pm

Caríssimos colegas (vulgo "iaê Galera!!!") Very Happy

Não sei bem se este é o espaço certo para a proposta que vou fazer, mas desconfio que sim Cool .

Penso que todos sabem o que é um Book club (também conhecido como Book discussion club)... Bem para quem não sabe, e como o próprio nome indica, é um grupo de pessoas que se encontram (quer em fóruns - como este - ou mesmo em livrarias, cafés, etc, para discussão de livros que leram.

A minha proposta é de fazermos um Book club aqui neste fórum, proponho também que partilhemos livros que já foram lidos... Afinal é sempre bom ler algo diferente e não ficar sempre pelos Dice's, Guyton's, Lehninger's que - de certeza - já estamos fartos de ler...

Deixo cá os nomes de alguns que já li e que com muito gosto posso emprestar aos colegas que queiram ler:

- O Sentimento de Si de António Damásio.
- A Escalada do Monte improvável e o Gene Egoísta de Richard Dawkins.
- O Mundo de Sofia de jostein Gaarder.
- Mossad de Vistor Ostrovsky (Nota: na verdade este livro devia chamar-se Maçada!) Very Happy
- Fronteiras da Ciência conjunto de textos de diferentes autores, um deles é o Quintanilha!
- Uma Breve História do Tempo de Stephen W. Hawking.
- Genoma de Matt Ridley
- O Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie.
- Aparição de Vergílio Ferreira (GRANDE SECA!)
- O Husky Siberiano de Jessica Vallerino.

Tenho também, não em minha casa, mas em casa da minha irmã e tia, livros como O Dia do Chacal, Só ao bispo me confesso (ainda não li), Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro (excelente obra) e alguns outros livros da Agatha Christie, Paulo Coelho e Sua Santidade - o Dalai Lama, que caso alguém queira ler posso arranjar.

Um grande abraço à todos. afro
Ver perfil do usuário
Joana
Supreme Sexy Admin xD

Feminino
Número de Mensagens : 506

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Dom Nov 18, 2007 1:58 pm

Fernando, ainda bem que alguem deu o primeiro passo para a criação deste espaço! Acho que a ideia era mesmo esta.. e em paralelo podemos criar também outros "clubs" para discutirmos filmes, espectáculos ou outros conforme discutido na reunião.

Em relação aos livros mesmo.. Até me assustei quando li "A Aparição" na tua lista.. Mad odiei esse livro.. aliás acho que nem o consegui ler até ao fim.. E ainda por cima li-o "obrigada" pq fazia parte do programa de Português do meu ano..
O Mundo de Sofia tb o comecei a ler mas tb n o acabei xD Filosofias nunca foram o meu forte xDD

Tb gostei do Felizmente há Luar!, apesar de curtinho tem uma historia interessante. E não desgostei d'Os Maias.. apesar de ser um bocadinho "maçudo"..

Por perder tanto tempo com os Dyces e os Guytons e isso tudo tenho uma montanhona de livros na minha mesinha de cabeceira..
Tenho de terminar o 2º livro da Trilogia das Chaves de Nora Roberts e começar o 3º xD;
Tenho " De Bagdade com amor..." de Jay Kopelman com Melinda Roth;
"A dor das crianças não mente" de Pedro Namora;
"A medicina segundo Dr.House" de Andrew Holtz;
e ainda tenho "Eu, Carolina".. Humm... Não! Tava a brincar! Very Happy

Ver perfil do usuário
Fernando Varandas

Masculino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Dom Nov 18, 2007 9:54 pm

Joana, eu também detestei A Aparição silent (enjoo) e tal como tu tive de lê-lo porque fazia parte do meu programa de Português B ... mas fazer o quê, vou queimar o livro? (assumo que já pensei nisso pirat)...

Bem, quanto ao Mundo de Sofia eu gostei, é uma longa história sobre a Filosofia, porém assumo que não gostei da parte da história que foge da realidade (exemplos: na floresta com a Capuchinho Vermelho, ou as viagens no tempo) .. é muito nonsense...

study hasta luego...
Ver perfil do usuário
Marta
Supreme Sexy Admin xD

Feminino
Número de Mensagens : 739

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Dom Nov 18, 2007 10:20 pm

O mundo de Sofia é esquisito, acho que acabei por não perceber bem a história do livro. Tinha partes muitos estranhas especialmente o fim pelo que me lembro. Confesso tb k passei alguns filósofos à frente, os mais seca lol
A aparição nao li, já não fazia parte do programa. Li o Memorial do Convento. No início estranha-se a forma de escrita mas depois de nos habituarmos lê-se bem. Eu gostei do livro, tem um final mt bom. Dá para perceber pq é k o homem ganhou o Nobel.
O De Bagdade com amor é mt giro, uma história mt interessante k dá tb pa cnghecer um pouco do que se passa no Iraque e que uma pessoa não tem conhecimento. Eu agora estou a ler o primeiro da trilogia mundos paralelos. O problema do livro é que me ponho a lê-lo qd vou dormir e tira-me o sono, fico colada e não durmo xD
Grande ideia de começar isto Fernando. Qd acabar de ler este e os outros (que não sao poucos) que tenho para ler vou cravar-te Razz
Ver perfil do usuário
lacf

Feminino
Número de Mensagens : 786

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Dom Nov 18, 2007 10:54 pm

Realmente a aparição foi uma seca, ms gostei dos maias. Aconselho a lerem os outros livros do eça (primo basilio, a casa dos Ramires, o crime do padre amaro, etc.) Tb aconselho todos os livros da agatha christie. Axei tb mt interexante a medicina segundo o dr. house. Da-ns 1a ideia d cm as coixas realmnt s paxam.
Ver perfil do usuário
Fernando Varandas

Masculino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Dom Nov 18, 2007 11:02 pm

Pelo visto sou o único a não gostar dos Os MaLas ups, Os Maias...

tongue
Ver perfil do usuário
Mariana

Feminino
Número de Mensagens : 557

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Seg Nov 19, 2007 11:49 pm

Eu adorei a Aparição, mas especialmente o Mundo de Sofia (já lá vai muito tempo). Gostava de o reler.

Os Maias... ai que horror. Li até metade (que sacrifício!) e tirei má nota na mesma... não há direito! XD

O Genoma não é propriamente um livro com uma história. É interessante como cultura geral, fala das doenças relacionas com os cromossomas em humanos, mas não é, acho eu, um livro de Book Club.
Ver perfil do usuário
Naf

Número de Mensagens : 146

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Qua Nov 21, 2007 5:05 pm

Fernando parabéns pela inciativa! E também concordo que deveria haver mais espaços destes mas também para filmes, espectáculos, etc...

Eu gosto muito de ler mas infelizmente e acho k toda a gente compreende ultimamente o tempo n tem sido muito, e quando há é para estar colada aos livros de anatomia, fisiologia, por ai!

Joana gostava de te pedir emprestado o livro " De Bagdade com amor..." . Já há muito tempo que o ando para ler e nunca...

Tenho também alguns livros interessantes em casa, muitos de paulo coelho mas um em especial k se alguém gostar de ler: Queimada Viva.

Depois quando for para casa este fim de semana vou lá ao meu baú e aviso que livros tenho para se quiserem ler.

Bjos
Ver perfil do usuário
Fernando Varandas

Masculino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Qua Nov 21, 2007 10:07 pm

Mariana,

Concordo em parte contigo, de facto o livro Genoma não é uma história contínua (daquelas que encontramos em livros de romance, ficção científica, e etc, onde temos personagens e um enredo), mas foi escrito para o público em geral dedicando várias histórias sobre as descobertas do último século na área da Genética e sobre a história da Medicina.

Não creio que este livro, por ter sido escrito assim, não possa participar de um Book club. Se assim fosse, livros como uma Breve História do Tempo (um best-seller e que, tal como o Genoma, é um livro de divulgação científica) também não poderiam participar.

Mas percebi o que querias dizer Wink

Um Grande Abraço afro
Ver perfil do usuário
Marta
Supreme Sexy Admin xD

Feminino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Qua Nov 21, 2007 10:14 pm

Eu gosto de Eça e gostei dos Maias. Tb aconselho vivamente O Primo Basílio e o Crime do Padre Amaro. Um autor que eu tb gosto mt é Júlio Dinis, gosto mm mt. Naf eu quero o Queimada Viva, já li outros livros dessa colecção e são histórias realmente interessantes. Tenho um, se quiseres empresto-te. Não me lembro é do nome. Tenho de ver o que tenho e que aconselho. Se quiseres empresto-te eu o De Bagdad com amor, já li e a Joana ainda nao. Têm de ler O Marley e Eu, adorei. Deu para rir, chorar, tudo Razz
Ver perfil do usuário
Marta
Supreme Sexy Admin xD

Feminino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Qua Nov 21, 2007 10:31 pm

Eu gosto de Eça e gostei dos Maias. Tb aconselho vivamente O Primo Basílio e o Crime do Padre Amaro. Um autor que eu tb gosto mt é Júlio Dinis, gosto mm mt. Naf eu quero o Queimada Viva, já li outros livros dessa colecção e são histórias realmente interessantes. Tenho um, se quiseres empresto-te. Não me lembro é do nome. Tenho de ver o que tenho e que aconselho. Se quiseres empresto-te eu o De Bagdad com amor, já li e a Joana ainda nao. Têm de ler O Marley e Eu, adorei. Deu para rir, chorar, tudo Razz
Ver perfil do usuário
pedrue
Supreme Sexy Admin xD

Masculino
Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Qui Nov 22, 2007 12:19 am

Começo-me a sentir inculto ao pé desta gente toda...definitivamente ando a ler pouco desde ha uns anos pra ca. Mas tenho a dizer que qualquer coisa de Saramago é bom. O Ensaio Sobre a Cegueira é demais...nunca esperei dizer isto.mas dp de se habituar a escrita caracteristica, o enredo esta muito bom, nao se consegue largar o livro... de resto tenhos os tipicos Harry Potter, e dp colecçoes antigas tipo Triangulo Jota lol

Mas, pra nao parecer um energumeno... quando for pra falar de cinema ou musica, ca estou eu.. apesar de nao ser nenhum expert tb. mas sinto-me mais a vontade com o tema Razz Por falar nisso, como prometido vou fazer um post acerca das atividades na fac de Direito. Wink *
Ver perfil do usuário http://www.fotolog.com/pedrue
Marta
Supreme Sexy Admin xD

Feminino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Qui Nov 22, 2007 10:52 pm

Entao podia iniciar um opico sobre isso, eu sou mt má nessas áreas :X N li o Ensaio mas já me disseram que é mm mt bom.
Ver perfil do usuário
Rita

Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Sab Nov 24, 2007 12:25 pm

Bem, acabei de ler anteontem o Sem olhos em Gaza, de Aldous Huxley(autor de Admirável mundo novo, o qual eu incidentemente ainda não li), mas infelizmente não o posso emprestar - é do meu pai Razz Mas aconselho-o vivamente.

Que tenho e que quero(e posso, ou seja, que não pertencem à biblioteca de outrem) espalhar, por serem bons e pouco conhecidos por estas bandas...são muitos, mas para começar:

-Veterinário de Província, de James Herriot. A vida de um veterinário recém formado que se vê forçado, por falta de opções(pois é, uma época na Inglaterra parecida com a nossa de agora cá) a ir estagiar com um veterinário de aldeia. Muito interessante, cómico e...como hei de explicar, "cosy" Razz daqueles livros que deixam uma pessoa a sentir-se confortável loool.

- Vários de Banana Yoshimoto ( para quem estiver pouco familiarizado com a literatura asiática, neste caso do Japão(como ainda estamos todos, penso eu, mesmo quem como eu tem tendência a pegar em tudo o que tenha...os olhos em bico) -A última amante de Hachiko, Adeus Tsugumi, etc.

- T[url]o kill a mocking bird[/url] - A nel aprova!

Agora estou a ler o Kafka on the Shore, de Haruki Murakami Smile
Ver perfil do usuário
Patricia

Feminino
Número de Mensagens : 277

MensagemAssunto: "Book club"   Sab Nov 24, 2007 5:37 pm

Olá!!!
Eu também não tenho lido muito nestes últimos tempos Embarassed
Gostei de ler "Os Maias", acho Eça um dos melhores autores portugueses e também gostei do "Memorial do Convento"; nunca li "Aparição" mas estou um pouco curiosa. Wink
Aqui estão alguns livros que recomendo:
- "O alquimista" de Paulo Coelho
- "Um momento inesquecivel" de Nicholas Sparks
- "A cidade dos deuses selvagens" de Isabel Allende
- "O código Da Vinci" de Dan Brown
- "Amor de perdição" de Camilo Castelo Branco
- " O corcunda de Notre Dame" (não me recordo do autor. lol! )

Acho uma óptima ideia este "Book club", parabéns Fernando!!!
Ver perfil do usuário
Marta
Supreme Sexy Admin xD

Feminino

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Ter Nov 27, 2007 8:16 pm

vais-me emprestar esse da isabel allende, nunca li nada e tu rita vais-me emprestar o do veterinário. Mas nao vai ser tão cedo, tenho vários em lista de espera... Mad
Ver perfil do usuário
AdminNel
Supreme Sexy Admin xD

Feminino
Número de Mensagens : 284

MensagemAssunto: Re: "Book club"   Sex Nov 30, 2007 11:25 am

vamos a ver se desta vez o post nao vai todo a vida antes de o publicar... pale

livros livros...hmmm...

já todos sabem que gosto muito de j.k.rowling...não so pela maneira como ela me faz sonhar quando leio harry potter, como pelo facto de me fazer ver tudo o que descreve no meu "olho mental" sem qualquer dificuldade, mas também pq acho que os livros ao acompanharem o crescimento e amadurecimento das personagens, também amadureceram em teor e complexidade, tal como eu amadureci ao longo dos anos, desde que li a pedra filosofal até ao dia em que acabei deathly hallows...

sou fã de romances de fantasia...principalmente aqueles que abordam a cultura celta. estou de momento a reler "as brumas de avalon" de marion zimmer bradley (da mesma autora aconselho "filha da noite", baseado na ópera "a flauta mágica" de mozart). gostei imenso da trilogia de sevenwaters, de juliet marillier que aborda a cultura celta na sua vertente pre-cristã e aconselho vivamente!

também acho alguma piada a tolkien, apesar de gostar menos do que qualquer uma das autoras já mencionadas. li a trilogia "senhor dos aneis" e o hobbit. tentei o silmarillion mas n vale a pena...

outro livro que aconselho, para nós estudantes de medicina veterinária, e como tal amantes dos animais é "cão como nós" de manuel alegre. é um livro sensível e de rápida leitura, e já que veio antes dos marleys e dos cães que vêm de bagdad com amor, merece a pena ser lido.
Ver perfil do usuário http://vetc.forumativo.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Book club"   

"Book club"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Comparação do "Pai nosso" em Lucas 11:2 entre Fiel, RC, RA e Valera Antigua
» O arrebatamento é só da igreja "evangélica"?
» "O grande e imenso amor de Deus, a graça de Jesus Cristo, Seu filho, e as doces consolações do Espírito Santo, sejam para com todos aqueles que Nele crê, não só hoje, mas para todo sempre." E em confirmação a igreja diz: "Amém!"
» Filme "Jogos Vorazes": Segredos revelados sobre a Nova Ordem Mundial
» O "Big Bang" o Que É (em 10 frases apenas).

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vetc-vetecetera :: Arte, cultura e diversão-
Ir para: